Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, exige atenção, vontade, paciência, concentração, além de uma série de outros atributos, que vagueiam desde um ambiente adequado a técnicas de aprendizagem.
Neste manual, você terá acesso a uma série de dicas para aperfeiçoar suas horas de estudo, de modo à tornar a busca pelo conhecimento um afazer menos exaustivo, absorvendo melhor os conteúdos desejados e potencializando sua capacidade de fixação.
Insta salientar, que este material está sendo disponibilizado gratuitamente, tendo sido produzido em sua inteireza pelos profissionais do Vestibulei.
Dito isto, vamos aos estudos.
Você sabia? O ambiente pode influenciar o nosso aprendizado. A depender do local em que estudamos, podemos perder a concentração com mais facilidade. Por esse motivo, encontrar um espaço adequado pode ser substancial para melhorar o seu desempenho.
Figura 1
Figura 2
Em qual das duas imagens você acha que ficaria mais concentrado?
Acredita ser na figura 1?
Confortável, mas será que irá te ajudar a ficar mais concentrado?
Pensa ser na figura 2?
Apesar de não possuir o conforto da sua cama, poderia te ajudar a concentrar?
Se você escolheu a figura 2, você está no caminho certo! Essa é uma ótima escolha e te ajudará a concentrar na hora dos estudos.
Figura 1
Figura 2
Precisa de ajuda para preparar o seu cantinho de estudos? Fica tranquilo! A gente vai te ajudar nessa missão!
Encontrar um espaço adequado de estudo pode ser substancial para melhorar o seu desempenho.
Encontre um cantinho em que você possa chamar de seu! Aquele em que você sempre irá estudar. Busque um local agradável, de preferência um espaço arejado e amplo, de modo a acomodar de maneira organizada seu material de estudo.
Para você, é mais fácil se concentrar com o som da TV alto ou no silêncio? Pensou no local silencioso, né!? Mas, você segue isso corretamente?
Dê um turbo nos seus estudos! Escolha um ambiente que seja silencioso ou um local que tenha pouco barulho, seus resultados serão dobrados. Algumas pessoas, é verdade, não parecem se incomodar com o barulho a sua volta, contudo pesquisas indicam que um ambiente tranquilo favorece a concentração.
Ei, sabe aquele seu cantinho de estudos? Quanto menos materiais nele, melhor!
Leve para ele somente o material que você vai realmente precisar! Não leve todos os livros e apostilas, isso nos deixa perdidos e com a impressão de que temos um milhão de tarefas.
Somos facilmente atraídos por prazeres. Quer fazer um teste?
A imagem ao lado ajudará a aguçar sua imaginação. E aí, pensou? Agora imagine ela derretendo na panela junto com o leite condensado, pense no sabor do brigadeiro delicioso na sua língua.
Percebeu alguma mudança em seu corpo? Sentiu fome ou desejo?
Mas e se essa sensação acontecesse justo no momento do estudo. Será que isso te distrairia? Se sim, saiba que você não está usando sua real capacidade. Você pode muito mais!
Ou seja: fique longe de todos os prazeres que competem com o estudo!
Sabe quando você pega pra ver uma notificação do celular e, de repente, o tempo voou?
Se você não consegue desgrudar do celular ou de outros aparelhos, fique atento pois essa prática pode ser prejudicial aos estudos. Na hora de estudar, opte em deixar o celular desligado ou ao menos longe de você por um tempo. Isso irá melhorar seu foco e otimizar suas leituras.
Facilite sua vida! Desative as notificações dos app que mais gosta, e também coloque os ícones em uma página fora de sua visão. Isso lhe ajudará a manter o foco longe das distrações enquanto usa a tecnologia ao seu favor!
Se você é daquelas pessoas que se dispersam com facilidade na internet, evite estudar pelo computador ou notebook, prefira livros e aparatos físicos, pois nestes casos não é possível abrir uma “nova aba”.
Uma noite bem dormida te ajudará a usar suas reais potencialidades. Mas não se esqueça, dormir além da conta não é bom para os estudos e nem para saúde, recomenda-se um sono de 7 a 9 horas por noite.
Não estude com fome! Mas, antes de estudar evite em ingerir alimentos pesados, pois podem te deixar com sono, preguiça e falta de concentração. Além disso, manter uma alimentação regular e saudável com frutas, verduras e carne branca pode potencializar sua capacidade cognitiva.
Que tal levar para seu ambiente de estudo uma garrafinha de água!?
Pesquisas comprovam que o rendimento nos estudos está diretamente relacionado com a sua duração. Longas horas de estudo podem ser prejudiciais para o seu rendimento.
Então, caso bata aquela preguiça, levante um pouco e tome um ar fresco. Quem sabe até um banho gelado pode ajudar a te animar. Contudo, muito tempo de distração pode ter um efeito inverso, te levando a tomar outro rumo, que não o foco nos estudos.
Coloque na agenda todas as suas tarefas, do acordar até o dormir, e neste, encontre os momentos ideias para encaixar seus estudos.
A nossa dica é criar um calendário e colocá-lo em um local acessível (geladeira, quarto, escrivaninha), de forma a facilitar o acesso às obrigações do dia-a-dia. Assim, você conseguirá organizar melhor o seu tempo e cumprir com os seus horários de estudo.
Depois de tanto suor e dedicação, finalmente conseguiu finalizar o seu longo período de estudos? Você merece ter a sua recompensa!
Nosso propósito aqui foi lhe oferecer alguns aportes basilares para que você pudesse aprimorar suas habilidades de estudo, bem como sofisticar o ambiente onde você desenvolve essas atividades.
Como dito no início, estudar é uma tarefa morosa e envolve uma série de outros cuidados, por vezes qualidades próprias, cujo déficit pode ser prejudicial. Nestes casos, recomenda-se que num trabalho de autorreflexão você mesmo consiga identificar seus pontos fracos, só assim você poderá buscar maneiras de superar esses empecilhos.
Nesse breve percurso, esperamos ter lhe ajudado a progredir nessa caminhada pelo saber. Não deixe de conhecer nossos outros serviços e materiais, afinal nosso objetivo é te ajudar a alcançar os seus objetivos, seja a aprovação naquele vestibular tão disputado, ou mesmo resolver questões para treinar para prova daquela professora que pega no pé.
Fique atento as novidades no nosso site e também nas nossas redes sociais. Bons estudos.