Redação: como mandar bem nas cinco competências do Enem

Augusto Llobet
04 de Julho, 2023

Já tem um tempo que a redação deixou de ser detalhe e virou protagonista no Enem. Ano após ano, o INEP tem cobrado cada vez mais não só uma boa escrita, mas também o conhecimento de mundo dos alunos e a capacidade de argumentar em defesa das suas ideias.

O resultado dessa postura é que, independentemente do curso, as principais universidades do Brasil têm atribuído um peso maior do que o básico pra prova de redação na hora de ofertar as suas vagas no Sisu. E vale pra todo mundo mesmo: quem quiser estudar economia na UFRJ, por exemplo, vai dar de cara com um peso três pra redação já na hora de se inscrever.

Deu pra entender o quanto a prova é importante, né? Por isso, separamos as principais dicas dos nossos professores pra você começar a produzir os seus textos dentro dos padrões que o Enem quer ver. Confere aí!

Competências? Oi? 🤨

Pra quem ainda não sabe, o Enem corrige a sua redação com base em cinco competências pré-estabelecidas. Cada uma delas vale 200 pontos na sua nota final, totalizando o tão sonhado 1.000 na prova.

Como funciona? Os corretores analisam o seu texto sob cada uma dessas cinco óticas e pontuam todas elas individualmente. Nesse caso, você pode tirar zero, se sua abordagem naquela competência for considerada nula; 40 pontos, com o nível precário; 80 pontos, com o nível insuficiente; 120 pontos, com o nível mediano; 160 pontos, com o nível bom; ou os 200 pontos inteiros, com o nível ótimo.

Depois, é só somar a pontuação em cada competência pra chegar à nota final da redação. Ficou confuso? Então dá uma olhada nesse exemplo:

As cinco competências da redação do Enem englobam vários aspectos diferentes. A primeira delas, por exemplo, analisa se você usou bem as regras de gramática não cometeu muitos erros de escrita, enquanto a quinta é focada 100% na sua proposta de intervenção. Separamos uma tabela de resumo aqui embaixo, mas nos próximos tópicos vamos explicar cada uma delas:

Competência 1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Competência I: domínio da norma culta ✏️

Na internet, especialmente com o uso intenso das redes sociais, a gente brinca com a grafia das palavras e acaba escrevendo errado sem medo de ser feliz. No Enem, não pode.

A primeira competência analisa se você escreveu a sua redação de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Isso quer dizer que os corretores vão avaliar se você seguiu as regras gramaticais e manteve o padrão formal ao longo do seu desenvolvimento.

Aqui não tem muito segredo: pra mandar bem, você precisa estudar temas como acentuação, pontuação, colocação pronominal e concordância. A leitura de jornais (tanto impressos, quanto digitais) também pode te ajudar a se familiarizar com essas regras.

Como é avaliada a Competência I?
Nome da competência Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Desconsiderado: nota zero O aluno demonstra despreparo completo no uso formal da normal culta da língua portuguesa
Precário: nota 40 Erros graves e recorrentes em tópicos como acentuação, concordância, ortografia e pontuação
Insuficiente: nota 80 Apesar de não cometer erros tão graves ou recorrentes, o aluno faz uso da linguagem com aspectos de oralidade e presença de gírias e convenções de escrita
Mediano: nota 120 O aluno cometeu poucos erros graves, mas pode ter cometido mais erros considerados leves, afastando-se da linguagem formal
Bom: nota 160 Erros eventuais de nível leve, sem a presença de erros graves nem recorrentes
Ótimo: nota 200 Domínio completo da norma culta da língua portuguesa, sem a presença de desvios
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Competência II: compreensão da proposta 💡

O foco da segunda competência é entender se você compreendeu o que foi pedido e seguiu a proposta na hora de produzir o seu texto. É uma competência que avalia basicamente a capacidade de leitura e interpretação do aluno.

As maiores penalidades, nesse caso, acontecem quando há fuga do tema principal ou do gênero textual. Lembre-se que a redação no Enem pode ter, no máximo, 30 linhas. Então, se você enrolar demais, vai chegar no final do texto sem espaço pra falar sobre o que a prova pediu.

Não adianta nada escrever um relato sobre o seu conhecido que separa o lixo pra coleta seletiva se o ideal era entregar uma dissertação sobre responsabilidade ambiental. Até pode parecer que você tá indo no caminho certo, mas os corretores podem interpretar que você não compreendeu a proposta.

Como é avaliada a Competência II?
Nome da competência Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Desconsiderado: nota zero O aluno foge completamente do tema e não segue a estrutura proposta para o texto
Precário: nota 40 A abordagem feita sobre o assunto é rasa e os argumentos apresentados são completamente superficiais
Insuficiente: nota 80 Cópia de trechos dos textos motivadores, não apresentando argumentos próprios, e estrutura ainda distante da proposta
Mediano: nota 120 A estrutura da redação é apresentada com mais clareza, mas os argumentos utilizados são óbvios ou previsíveis para o assunto
Bom: nota 160 O aluno apresenta a estrutura dissertativa correta, com proposta, argumentação e conclusão, além de criar uma linha de raciocínio própria e consistente na defesa das suas ideias
Ótimo: nota 200 Extrema clareza na organização textual e linha de raciocínio própria e completa, demonstrando um repertório sociocultural produtivo

Competência III: conhecimento de mundo 🌏

Apesar de já aparecer no critério anterior, o conhecimento de mundo é o foco da terceira competência. Quando falamos de conhecimento de mundo, estamos nos referindo ao repertório sociocultural do aluno, ou seja, do embasamento teórico e prático que ele tem pra justificar a sua argumentação.

Sabe quando o professor de redação fala que é importante estudar filosofia e sociologia pra escrever bem? Então, é justamente por isso. Uma das melhores formas de agregar à sua argumentação é a partir do uso de citações e teorias de pensadores famosos, dos clássicos aos contemporâneos. Também vale adicionar dados (não inventados, é claro) e usar exemplos e situações da atualidade – olha ela aparecendo aí de novo.

O que será avaliado na terceira competência, de maneira geral, é a forma como foi exposta e organizada a sua argumentação, qual foi a linha de raciocínio criada e se isso tudo de fato justifica e explica a posição adotada frente ao tema (ou não).

Como é avaliada a Competência III?
Nome da competência Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Desconsiderado: nota zero Apresentação de argumentos, opiniões ou fatos não relacionados ao tema proposto
Precário: nota 40 Pouca relação entre a argumentação construída e o tema proposto ou argumentação incoerente com a posição defendida
Insuficiente: nota 80 Os dados e fatos apresentados na argumentação estão desorganizados, não seguem uma linha lógica, são contraditórios ou se limitam às informações trazidas pelos textos motivadores
Mediano: nota 120 Existe uma argumentação acerca do tema, com linha de raciocínio clara, mas ainda baseada apenas nos textos motivadores
Bom: nota 160 O aluno organiza bem a sua argumentação e traz dados e informações por conta própria, defendendo seu ponto de vista sem utilizar unicamente o que foi apresentado nos textos de apoio
Ótimo: nota 200 Dados e informações consistentes, 100% relacionados ao tema proposto e organizados com clareza na argumentação
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Competência IV: organização dos argumentos 🎯

A quarta competência também avalia um tópico que já apareceu em critérios anteriores: a sua linha de raciocínio. Isso explica o porquê de geralmente as pessoas irem ou muito bem, ou muito mal na redação – as competências estão quase sempre correlacionadas.

De maneira mais prática, o que será analisado aqui é se você conseguiu articular os seus argumentos pra criar uma linha de pensamento que faz sentido. Informações contraditórias, fora do tema ou apenas mal organizadas podem causar penalização na avaliação da competência IV (assim como nas duas que vieram antes).

A melhor maneira de garantir uma nota boa aqui é preparando um rascunho do seu texto antes de fazer a versão final. Assim, você consegue estruturar o desenvolvimento e testar qual ordem faz mais sentido pros seus argumentos.

E se você não for muito fã de rascunho, escrever só o escopo também é uma opção. Organize apenas os tópicos que você vai usar, já com palavras-chave importantes, mas sem fazer o desenvolvimento todo. Foque em analisar se aquela ideia parece fazer sentido, assim você não perde tempo escrevendo tudo pra depois olhar e falar: “é, não foi dessa vez”.

A única coisa que não dá pra esquecer quando falamos de rascunho e escopo é do tempo de prova. Não adianta entregar uma redação nota mil e zerar uma matéria porque não deu tempo de fazer as questões do caderno. Planejamento é tudo!

Como é avaliada a Competência IV?
Nome da competência Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Desconsiderado: nota zero Fragmentação completa na construção da argumentação, sem uma linha ou posicionamento claros no texto
Precário: nota 40 Os argumentos têm um nível melhor de organização, mas ainda estão fragmentados e, por isso, não é possível compreender a linha de raciocínio construída a partir deles
Insuficiente: nota 80 A organização do texto e da argumentação é pouco coesa com a proposta da dissertação
Mediano: nota 120 Existe uma linha de raciocínio mais clara, com articulação dos argumentos, mas ela ainda é pouco diversificada quanto aos recursos coesivos utilizados
Bom: nota 160 O repertório do aluno é diversificado e bem relacionado, com a articulação adequada entre os argumentos, formando uma linha de raciocínio consistente
Ótimo: nota 200 Utilização de vários recursos coesivos que dão clareza e dinamicidade à argumentação do aluno, dentro da estrutura dissertativa

Competência V: e o que vamos fazer a respeito disso? 🤔

Pra fechar, a quinta competência da redação é uma das mais importantes no Enem. Ela analisa a conclusão de toda a argumentação desenvolvida ao longo do texto por meio de uma proposta de intervenção social.

O nome pode parecer difícil, mas a ideia é bem simples. Ao longo da dissertação, você apresentou um problema, a sua opinião sobre ele e uma série de argumentos que embasam essa sua opinião. Eles estão bem organizados, fazem sentido e até Platão você citou. Mas chega no final e... nada?

Mesmo que você tenha feito tudo direitinho, é preciso apresentar na conclusão do texto dissertativo uma solução para todo o problema desenvolvido – e essa solução é justamente a proposta de intervenção social. Ela precisa ser baseada na sua opinião (cuidado pra não ser contraditório, hein) e, sozinha, vale 200 pontos. Não dá pra deixar passar, né?

Um tópico muito importante aqui é que todas as propostas precisam respeitar o princípio dos direitos humanos, considerando os valores universais de liberdade, cidadania e diversidade. Vale apelar pra políticas públicas, campanhas de conscientização e até mesmo mudanças na postura da sociedade: o importante é sugerir um caminho realista, de preferência envolvendo vários agentes nesse processo.

Como é avaliada a Competência V?
Nome da competência Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Desconsiderado: nota zero A redação não traz nenhuma proposta de intervenção ou, ainda, uma que não tem nenhuma relação com o problema apresentado
Precário: nota 40 O aluno faz uma proposta muito abrangente e vaga, que não é aplicável e realista no contexto do tema discutido
Insuficiente: nota 80 Existe proposta de intervenção social, mas ela não está de acordo com a argumentação apresentada ao longo do texto, fugindo da lógica construída (também pode haver contradição)
Mediano: nota 120 A proposta de intervenção social está relacionada à argumentação apresentada e faz sentido, mas é muito simples
Bom: nota 160 A redação faz uma proposta realista e bem conectada à argumentação, envolvendo mais de um agente e sugerindo uma solução para o problema
Ótimo: nota 200 Apresentação de uma proposta de intervenção completa e bem detalhada, envolvendo vários agentes e em total concordância com a linha de raciocínio que foi construída ao longo do texto

Resumão do artigo 🔍

Estudar e se informar nunca é demais pra quem quer mandar bem no Enem. Mas pra te dar uma forcinha e facilitar a fixação disso tudo, dá uma olhada num resumo do que cada competência cobra:

No Vestibulei, você consegue produzir redações que serão corrigidas pelos nossos professores mensalmente. Consideramos as competências do Enem pra formular a sua nota e os feedbacks que você vai receber, pra você já ir entrando no clima da prova e entender bem como funciona a dissertação com esses critérios. Partiu pro #ProjetoCalouro2025?

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