0
Este site utiliza cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego, a fim de oferecer uma melhor experiência para você. Política de cookies
Hoje, o campo brasileiro, em especial na Região Sudeste, não se configura exclusivamente pelo predomínio das atividades primárias (agricultura e pecuária), uma vezque recentes empreendimentos econômicos emergem e reduzem as diferenças entre o rural e o urbano.Essa mudança geográfica pode ser identificada com o advento dos seguintes fatores:
ampliação dos cultivos tradicionais, crescimento de tecnologias modernas de produção (adubos, defensivos, sementes selecionadas) e a ampliação do trabalho assalariado permanente e temporário.
difusão de serviços técnicos de comunicação, expansão do turismo (hotéis-fazenda, clubes, práticas desportivas) e localização de pequenas e médias indústrias vinculadas às cadeias produtivas urbanas.
multiplicação de infra-estruturas de circulação (rodovias, ferrovias e aeroportos), redução do trabalho familiar nas pequenas propriedades e difusão de hábitos de consumo urbanos.
ampliação do consumo de bens urbanos, crescimento da renda do conjunto dos trabalhadores rurais e o crescimento da industrialização das atividades primárias.
difusão da cultura urbana através da televisão, implantação de políticas de migração de trabalhadores qualificados para o campo e ampliação do turismo ecológico (uso de rios, montanhas e fazendas como lugares de passeio).
Acessou, estudou, passou!