0
Este site utiliza cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego, a fim de oferecer uma melhor experiência para você. Política de cookies
“... Com a globalização, o que temos é um território nacional da economia internacional, isto é, o território continua existindo, as normas públicas que regem são da alçada nacional, ainda que as forças mais ativas do seu dinamismo atual tenham origem externa...”
Relacionando a frase de Milton Santos e a globalização, podemos afirmar que:
o Estado nacional recebe hoje uma maior influência de forças externas devido à internacionalização da economia.
os Estados passaram, com a globalização, a ganhar poder e agir independentemente das questões mercadológicas internacionais.
as fronteiras se tornaram menos permeáveis, tanto em relação aos agentes externos, como em relação aos produtos internacionais.
o mundo hoje é controlado por grandes corporações internacionais e o Estado perdeu totalmente a capacidade de normalizar seu território no setor econômico, ocupando-se somente do bem estar de sua população.
a redução do Estado neoliberal à esfera somente política facilitou o desenvolvimento do comércio mundial, tornando a concorrência e a distribuição mais igualitárias e justas.
Acessou, estudou, passou!