0
Este site utiliza cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego, a fim de oferecer uma melhor experiência para você. Política de cookies
Uma das principais reivindicações dos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ao final de sua quarta cúpula, realizada na Índia, no final de março de 2012, é:
o fortalecimento do Conselho de Segurança da ONU, com a manutenção de sua estrutura de poder centrada nos cinco países com poder de veto desde a fundação dessa organização.
a reforma nos organismos internacionais de crédito, com o Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI), com o aumento da participação dos países emergentes em suas decisões.
a ampliação do poder dos EUA, reconhecido como grande potência militar e econômica, na administração de conflitos internacionais nos diferentes continentes.
a defesa do dólar como moeda internacional nas transações comerciais e nos investimentos que envolvem dois ou mais países, garantindo um padrão para relações econômicas entre países.
a reforma estrutural da Assembleia Geral das Nações Unidas, expulsando os países desenvolvidos, responsáveis pela atual crise econômica, e dando mais poder aos países emergentes.
Acessou, estudou, passou!