0
Este site utiliza cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego, a fim de oferecer uma melhor experiência para você. Política de cookies
Como estratégia de desenvolvimento nacional e regional, pode-se afirmar que o Projeto Grande Carajás:
obteve pleno êxito em seus objetivos, propiciando uma redução significativa na dívida externa brasileira, por meio dos recursos obtidos com a exportação de minério de ferro.
contribuiu para o desenvolvimento industrial da região Norte, por meio dos incentivos que permitiram a instalação de indústrias siderúrgicas nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.
beneficiou apenas a região Norte do país, ao concentrar o desenvolvimento industrial nos estados do Pará e Amazonas, mediante a criação de “zonas francas” voltadas para a exportação de minérios.
ficou comprometido em seus objetivos devido, principalmente, ao grande endividamento governamental para sua implantação e os baixos preços do minério de ferro no mercado internacional.
não alcançou seus objetivos devido à pressão de grupos indígenas e ambientalistas, os quais forçaram o governo brasileiro a diminuir a extração e a exportação de minério de ferro na região.
Acessou, estudou, passou!