0
Este site utiliza cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego, a fim de oferecer uma melhor experiência para você. Política de cookies
O fenômeno Catarina, que atingiu os municípios localizados entre Laguna, em Santa Catarina, e Torres, no Rio Grande do Sul, em março de 2004, trouxe dúvidas aos cientistas quanto à sua classificação. Teria sido ele um furação ou um ciclone extratropical? A diferença entre esses dois fenômenos está, entre outras:
no seu local de formação. O furacão forma-se sobre águas frias, já o ciclone extratropical forma-se em águas bem mais quentes.
nas nuvens de tempestade. O furacão possui nuvens de tempestade em seu centro de, no máximo, 10km de altura, já no ciclone extratropical são nuvens de até 30km.
na velocidade de seus ventos. O furacão pode chegar a ventos superiores a 249km/h (categoria 5), enquanto o ciclone extratropical pode chegar a 118km/h.
no seu caráter destruidor. O furacão possui um nível baixo de destruição, algumas árvores e inundações, já o ciclone extratropical pode atingir níveis catastróficos.
na temperatura do seu centro. O centro do furacão é frio, já o centro do ciclone extratropical tem temperaturas elevadas.
Acessou, estudou, passou!