A adaptação e evolução das espécies em seu habitat foi tema de muita discussão até o século XIX. A idéia de que um órgão enfraquece ou desaparece com o desuso, ou se fortalece pelo uso, foi utilizada por Lamarck para formular a primeira teoria da evolução, em 1809. Entretanto, não há como discutir evolução, sem mencionar Charles Darwin cuja teoria foi proposta 50 anos após a teoria de Lamarck. Quando comparadas ambas as teorias, é possível constatar uma diferença fundamental. Que diferença é esta?
Para Darwin, a adaptação dos seres vivos é o produto das características inerentes a cada espécie. Para Lamarck, a adaptação era o produto final dos processos ecológicos e comportamentais dos organismos de se transformarem no seu meio ambiente.
Para Lamarck, os seres vivos não apresentam a capacidade de se adaptar ao ambiente. Para Darwin, a adaptação era o produto final dos processos ecológicos e comportamentais dos organismos de se transformarem no seu meio ambiente.
Para Lamarck, a adaptação dos seres vivos é o produto da seleção natural. Para Darwin, a adaptação era o produto final dos processos fisiológicos, exigidos pelas carências dos organismos de se transformarem no seu meio ambiente.
Para Darwin, a adaptação dos seres vivos é o produto da seleção natural. Para Lamarck, a adaptação era o produto final dos processos fisiológicos, exigidos pelas carências dos organismos de se transformarem no seu meio ambiente.
Nenhuma das alternativas anteriores.